O termo andragogia surgiu pela primeira vez em 1833 pelo alemão Alexander Kapp, mas foi o educador americano Malcom Knowles que espalhou o conceito de andragogia desenvolvido por Kapp, sendo considerado atualmente como o pai da ciência da aprendizagem para adultos.

Aprendizagem para adultos e o Pai da andragogia

Foto do educador Malcolm Knowles. Imagem: Wikipedia

Knowles distinguia o termo pedagogia (ensino focado em crianças) do termo andragogia (ensino focado em adultos).

Aprendizagem para adultos

Existem algumas diferenças relacionadas ao processo de aprendizagem de crianças e adultos.

Uma delas por exemplo, é que enquanto que as crianças são totalmente, ou muito dependentes dos professores e educadores durante o processo de ensino, os adultos são independentes.

Sendo assim, o adulto é mais responsável pela sua capacidade de aprendizagem e pela aprendizagem responsável.

O modelo Andragógico

Existem 6 princípios nos quais o modelo da andragogia se baseia.

1 – Necessidade de saber

Diferente das crianças, os adultos precisam saber porquê precisam aprender determinada coisa e o quê irão ganhar com isso. Além disso, adultos têm que querer aprender.

2 – Autoconceito do aprendiz

Sendo independentes, os adultos precisam ser tratados como capazes de se autodirigir. Portanto, querem fazer parte do processo de aprendizagem de forma horizontal ao(à) seu(ua) professor(a).

3 – Papel das experiências

Para o adulto, a experiência é a base do aprendizado. Cada adulto tem suas individualidades e experiências de vida, essas individualidades quando exploradas trarão maiores resultados no processo.

4 – Prontidão para aprender

Quanto maior for a utilidade de aprender um determinado assunto, maior será o comprometimento do aluno adulto em aprender.

Em resumo, se o adulto não tiver muita necessidade em aprender algo novo ele não irá dedicar-se a isto de maneira eficaz.

5 – Orientação para aprendizagem

Ao dar ênfase e orientação focada em utilidade prática para o aluno adulto, maior será a sua capacidade em aprender.

6 – Motivação

Em relação ao que motiva mais os adultos a aprenderem, estão os valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida e desenvolvimento.

Aprendizagem de línguas para adultos

Aprendizagem de línguas para adultos. Imagem: Canva

Como adultos, é importante saber para onde queremos ir e investir em educação é algo que geralmente torna-se a longo prazo, pois o processo experimental torna-se mais difícil com outras tarefas do dia-a-dia. Focar é preciso, e manter-se estimulado durante todo o processo será sempre de grande ajuda.

Com isso em mente, aproveite os conceitos da andragogia para aumentar a sua curva de aprendizagem.

Nossos cursos são 100% personalizados, e os nossos professores estão sempre abertos a sugestões para uma educação cada vez mais horizontal!

Saiba mais no nosso link: https://linkr.bio/languagetrainersbrept

 

Comentários sobre Aprendizagem para adultos e Andragogia