Mandarim x Inglês: Qual idioma vai dominar o mundo da internet?
O Inglês e o Mandarim tem disputado, ao longo dos anos, o título de língua mais importante do mundo junto com as perspectivas de futuro para cada idioma. Embora seja improvável, pelo menos por enquanto, que o chinês substitua o inglês em uma escala global, você provavelmente está se questionando se a crescente influência da China em tecnologia, negócios, governo e outros espectros levará a um mundo mais centralizado no mandarim. A internet é uma plataforma que está se tornando cada vez mais global a cada dia. Cada vez mais, as pessoas ao redor do mundo ganham acesso e começam a interagir na world wide web. E com isso, a linguagem utilizada na web começa a importar mais e mais. O inglês e o mandarim tem potencial para dominar a linguagem da internet no futuro, mas que caminho essas tendências nos levam?
A ascensão constante da China no cenário da Internet
Em 2013, nove das dez maiores propriedades globais da internet eram americanas. Isso inclui o Google, Apple e Facebook. A China tinha uma empresa, a Tencent, que conseguiu ocupar o décimo lugar na lista, mas era óbvio que as companhias americanas dominavam. Alguns anos depois, e esta tendência já mudou significativamente. Empresas chinesas como Alibaba, Baidu e Sohu entraram na lista, afastando a Apple e Ask.com e empurrando a Amazon para o décimo lugar. Este fato aponta para uma rápida mudança nas relações de poder no cenário digital.
O declínio do inglês na internet
Há uns anos atrás, o inglês teria sido o idioma de uso obrigatório na internet. Afinal, ele ainda mantém influência significativa no mundo real, onde é usado com frequência nos negócios, principalmente. Mas o mundo do Internet funciona por regras diferentes do que o mundo real e as companhias globais já não podem contar com o fato de todos os seus usuários saberem inglês. É por esta razão que nos últimos anos existe uma tendência para oferecer múltiplas opções de idioma em diferentes sites da internet. Mais de cinquenta por cento das empresas agora se traduzem em pelo menos seis idiomas, o que é o dobro dos anos anteriores. Mais de sessenta por cento das empresas globais de internet também estão se concentrando em idiomas como o mandarim, coreano e japonês e reconhecendo o poder que esses países asiáticos tem sobre o sucesso do mercado global.
O surgimento de sites com idiomas diferentes
As empresas que sobrevivem ao mundo da internet e continuam entre os principais dez websites tem uma coisa em comum: a maioria se adapta aos idiomas. Há uma razão pela qual o Google, Microsoft e Facebook ainda dominam o mundo dos negócios na Internet, e provavelmente continuarão a fazê-lo por muitos anos. Estas três empresas seguem de perto as tendências linguísticas e mudam suas estratégias de acordo com isso. Atualmente, as opções de linguagem do Facebook representam 95% dos usuários de internet do mundo e a empresa continua lançando novas opções de idiomas no site. Até mesmo a empresa chinesa Alibaba lançou um site em inglês, uma importante iniciativa para conquistar clientes que não são chineses.
Mais e mais pessoas estão acessando a internet em todo o mundo. Conforme o nosso planeta for se tornando mais conectado através da web, muitas empresas continuarão a adaptar a abordagem no que diz respeito a idiomas. A linguagem pode ser o fator decisivo no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Atualmente, o inglês ainda é dominante, mas o que podemos afirmar é que a China está cada vez mais próxima de dominar a internet.
Qual você acha que será o idioma da internet no futuro? A Language Trainers Brasil quer saber a sua opinião! De qualquer forma, é muito útil saber falar inglês e mandarim! Por isso não perca tempo, faça um teste de nível online e GRATUITO e venha estudar conosco!