O que é Língua Materna?
Hoje, dia 21 de Fevereiro, é comemorado o dia Internacional da Língua Materna, mas o que é exatamente uma língua materna?
A expressão vem de uma época quando as crianças eram alfabetizadas maioritariamente em casa, pelas mães.
É a primeira língua que a criança aprende, podendo ser chamada também de língua nativa e corresponde ao grupo étnico-linguístico que a criança se identifica culturalmente.
A importância
O falante nativo, ou de língua materna, possui uma forte ligação cultural e de identidade com sua comunidade e meio.
Ser um falante nativo, significa ser linguisticamente próximo a outros falantes, à língua comum de qualquer comunidade, seja de uma família, cidade, tribo, povoado, região, ilha, país…
Com relação a competência do falante nativo, tem noção de automaticidade, sendo totalmente capaz de assimilar de forma automática e familiar todos os recursos estruturais do código linguístico.
Além disso, possui total autonomia e consciência de sua própria gramática, fala e do outro.
O dia Internacional da Língua Materna
Esta data de 21 de Fevereiro foi criada pela UNESCO para promover a conservação da língua nativa, a importância do multilinguismo e a conscientização da diversidade cultural.
A idéia para comemorar este dia veio de uma iniciativa de Bangladesh, e a data comemora o dia em que o povo Bengal lutou pelo reconhecimento da língua bengali, ou bengla.
O dia foi histórico, marcado por um protesto de estudantes para reconhecer a língua como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
Muitos programas e eventos acontecem ao redor do mundo para celebrar este dia e incentivar a tolerância multicultural.
Leia mais sobre este dia em: ONU News
Aprenda uma língua nova conosco e seja multicultural!
Saiba mais em: Language Trainers !