Pequeno Desabafo sobre Coisas que Lemos Por Aí…
Não sei muito bem se foi mesmo o presidente chileno deposto pelo golpe militar, Salvador Allende, quem disse: “quem não é comunista quando jovem não tem coração”. Afinal, essa é uma daquelas citações que de tanto ser repetida “perde” a autoria. De qualquer forma, acredito que tal frase tenha muito de verdade, embora, precise de uma pequena adaptação para o contexto ideológico de pós-guerra fria: “quem não é de esquerda (ou progressista ou, pelo menos, social democrata) quando jovem não tem coração”.
A quantidade de pessoas (no caso, jovens) sem coração parece estar cada dia maior. Pelo menos no pequeno e infinito universo da internet e das redes sociais. Basta ler a timeline do Twitter, ficar um tempo olhando o feed de notícias do Facebook ou (“o horror, o horror1”) rolar até a seção de comentários a barra de uma notícia de um grande portal de informações. Ou seja, basta navegar na internet para estar exposto a uma opinião ”reaça” saltando de sua tela. Não há como escapar, não adianta escolher o convívio virtual: elas vêm de colegas, de parentes distantes, de conhecidos e outras pessoas de bem.
Quando me refiro a ideias “reaça” não me refiro a ideias “de direita”. Ideias de gente que vota no PSDB e acredita na livre iniciativa, no desenvolvimentismo, no progresso e no legalismo. Não falo, enfim, de nenhuma ideia que possa ser considerada como “esclarecida” (no sentido de ser condizente com o Iluminismo ou Esclarecimento2 como preferiam os alemães). Mas sim de frases e pensamentos que são tão obscurantistas que se fossem emitidos naquela época (do Esclarecimento) já poderiam causar embaraço, vergonha e revolta. Falo de coisas como o negacionismo do holocausto, profissões cegas de fé no mito da democracia racial brasileira, louvores à interferência da religião do estado, a “ciência” (geralmente a psicologia evolucionista, a história ou a antropologia usadas de forma distorcida) sendo usada para justificar a superioridade masculina (e/ou branca, heterossexual, etc.), reclamações a respeito de o governo financiar o tratamento de viciados em drogas, acusações de cumplicidade contra aqueles que “ousam” questionar a abordagem policial em alguns casos…. Isso só pra me manter, digamos assim, nas ideias “reaças” de caráter mais geral…
Refiro-me, enfim, a ideias que não podem ser consideradas como anticomunistas, porque, muito antes, devem ser consideradas como anti-iluministas. Ideias que matariam Kant de desgosto e que parecem dar razão a Allende.
Observações
1 Essa citação foi bastante usada, mas ainda não perdeu sua autoria (pelo menos não para mim). É de Joseph Conrad em sua obra “O Coração das Trevas”.
2 Em alemão Aufklärung. Para esclarecer a sua visão sobre os pensadores do esclarecimento e de diversos outras correntes de pensamento que tal fazer um Curso de alemão em Salvador para aproveitar tais obras em seu idioma original?