Por Que Chamamos as Palavras de PALAVRAS? Entenda a Origem do Termo

Não entendemos bem o porquê de nomear as coisas, mas sabemos que o fazemos. Seguramente você já foi perturbado por aquela pergunta aleatória: “- Por que tal coisa se chama coisa?” ou “- Qual a origem dessa palavra?” e até  mesmo “- Quem a determinou assim?”. Com certeza você deu umas boas voltas até encontrar uma resposta plausível, não? Bem, o certo é que não sabemos exatamente o porquê de nomear ou a origem de determinado termo, mas é possível investigá-lo.

Imagine agora dar uma volta de 360 graus e entrar no seguinte questionamento: “- Por que definimos palavras usando o termo ‘palavras’?” Sente-se e respire fundo, aqui vamos nós!

a

Comecemos entendendo um pouco sobre um fenômeno linguístico chamado metátese. Tal fenômeno pode ser definido como uma transposição (metáthesi do grego “transposição”) de sílabas dentro de um vocábulo, ou seja, um conjunto de letras e sons: uma palavra.

Um simples exemplo para facilitar o raciocínio:

semper (latim) -> sempre (português)

A metátese garante a articulação e a evolução de palavras dentro de um determinado idioma, o que a torna extremamente necessário na hora de observara origem delas.

A origem do vocábulo “palavra” é encontrado no termo grego parabolé e no latim parabola, esse último no qual o significado é de parábola, comparação e fábula encontramos em línguas românicas como o catalão, italiano ou o francês, vocábulos parecidos com o termo em latim: parola, paraula e parole – todos com o mesmo significado em português.

Entretanto, é na nossa língua que mais apreciamos a ação desse fenômeno, pois em algum momento da história essa transposição foi dada  através do termo grego parabolé (esse mesmo composto pela junção de para (ao lado), e ballein (atirar, jogar). Tal fenômeno também aconteceu na língua francesa por exemplo, ainda que com uma situação diferente.

Assim se pode dizer que a evolução do término através do latim sofreu grandes mudanças semânticas (variações da língua), enquanto através do latim eclesiástico (usada pela Igreja Católica Romana) conservaram-se os termos parábola em português, parable em inglês, parabel em sueco – todas ainda sim com o mesmo significado: discurso, fala.

b

Gostou a investigação de hoje? Entender a origem de um termo é conhecê-lo em propriedade. Faça um teste de nível online e GRÁTIS com a Language Trainers e aprenda hoje mesmo um novo idioma! Vejo vocês!

Comentários sobre Por Que Chamamos as Palavras de PALAVRAS? Entenda a Origem do Termo