Saiba a importância de saber línguas estrangeiras para os profissionais de comércio exterior
O comércio internacional está presente em diversos países e sua importância econômica, social e política muda a vida de toda uma população, uma vez que “traz e leva” parte de uma produção que nem sempre tem apenas valores tangíveis a economia, como compra e venda, porém também há intercâmbios culturais.
Os intercâmbios comerciais aumentam a cada dia mais e no Brasil não é diferente. O aumento bastante significativo desta prática está expresso em sua enorme participação no PIB brasileiro nos últimos 10 anos. Se nota um grande impulso nas exportações brasileiras tanto de commodities quanto de produtos industrializados. Toda essa produção que não é consumida no mercado interno precisa ser escoada. A grande movimentação nos portos brasileiros é o reflexo desse incremento no comércio exterior brasileiro.
A presença brasileira é tão notória internacionalmente que mesmo a Organização Mundial do Comércio (OMC) que regula grande parte do comércio mundial tem a Roberto Azevêdo, um brasileiro, como presidente.
As trocas comerciais podem acontecer desde que se tenha algum produto ou serviço a oferecer a alguém. Entretanto, quando falamos de trocas internacionais encontramos uma dificuldade que pode ir além da distância: o idioma. Este fator pode tornar uma operação comercial impossível.
O idioma tido como universal, o inglês, é o de maior uso em negociações e documentos de trocas comercias tendo grande parte das negociações realizadas no mundo nesse idioma. Os incoterms por exemplo, que são termos que estabelecem regras e cláusulas de responsabilidade de contrato e direito do importador, de que ponto da transação até que ponto, são siglas em inglês, levando à necessidade de conhecimento da língua para a compreensão dos mesmo e que desentendimentos não ocorram.
Entretanto, vale ressaltar, que com o aumento expressivo da China na economia mundial e consequentemente, no comércio internacional, seu idioma, o Chinês Mandarim, pode fazer toda e qualquer diferença nas trocas com este país que tem aparecido com bastante frequência na pauta de importação e exportação dos demais e em 2011 passou os Estados Unidos como maior parceiro comercial do Brasil. Os chineses acima de todos, valorizam muito os quando a outra parte da negociação fale seu idioma nativo ou pelo menos tenha conhecimento básico de mandarim para finalizar uma negociação. Conhecer termos em chinês mandarim, mesmo que não sejam tão técnicos e sim mais ligados a formalidades pode fazer toda a diferença ao fechar um bom negócio com os chineses.
O domínio do idioma nas trocas comerciais internacionais é de importância não somente para que se entende termos técnicos e normas de comércio exterior, mas sim para que se entenda a cultura de um país e como sua população de expressa. O entendimento de todos os aspectos na hora de se fechar um negócio pode torná-lo ainda mais viável e lucrativo do que possa parecer. Entender, respeitar e saber lidar com as diferenças existentes entre um país e outro pode tornar a compra ainda mais viável e lucrativa do que se imaginara.
Sabendo isso, e se é de seu interesse começar uma nova língua ou mesmo aperfeiçoar a que você já sabe, faça nosso teste de nível online totalmente grátis, ou entre em contato com a Language Trainers Brasil e saiba mais sobre nossos cursos de línguas