Seria possível acordar falando uma língua diferente?

Aprender uma nova língua demanda esforço, disciplina e muito estudo. Quando estive estudando outras línguas, cheguei ao ponto de desejar que fosse mais fácil absorver todo o conhecimento, como por exemplo, apenas fazer um upload de todo o conteúdo para minha cabeça como no filme Matrix. Apenas dizer: Quero aprender vietnamita, por exemplo, e simplesmente colocar o conteúdo no meu cérebro. Mas não é assim, pelo menos até agora.

MCDMATR EC012

Agora imagine que acorde falando um idioma novo, reapareceu em sua cabeça, ou mesmo esquecer a língua que você fala todos os dias. Não se surpreenda isso já aconteceu! Esse é o caso do Alun Morgan.

Alun Morgan, um inglês de 81 anos acordou do coma em que havia caído depois de sofrer um acidente vascular e começou a falar galês, língua que nunca aprendeu formalmente, no entanto acabou esquecendo completamente o seu próprio idioma. Depois de passar três semanas em coma, o homem acordou e começou a falar com os médicos e com sua esposa em galês, fato que surpreendeu o público. “Fui hospitalizado devido a um acidente vascular cerebral que me deixou em coma. Quando minha consciência voltou tentei falar com os médicos, mas para minha surpresa, ninguém me compreendia“, comentou o ancião.“Fiquei ainda mais surpreso quando minha esposa me disse o que estava acontecendo”. A habilidade para falar em galês durou apenas três dias, depois que seu cérebro se redefiniu ele voltou a falar em inglês, mas com uma grande dificuldade, sendo obrigado a se tratar com uma fonoaudióloga.

Alun-Morgan

 Alun Morgan cresceu com o idioma inglês, mas viveu em Gales em sua infância, a mais de 70 anos. Além de sua mulher ser galesa, ela não fala esse idioma há muito anos. Atualmente o homem garante que esqueceu por completo o galês. Os médicos explicaram que como consequência do acidente vascular cerebral, Alun Morgan sofreu uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa processar a linguagem. Embora uma parte de sua memória ser fechada, se abriu uma janela de outra parte de sua memória, que recordou da língua galesa que escutou quando era menino. Os especialistas salientam que o caso de Morgan é surpreendente e inusitado.

Outro caso que esse fenômeno aconteceu foi com o americano Michael Boatwright que acordou em um hotel de beira de estrada na Califórnia sem saber a sua verdadeira identidade. (Pior: só falava em sueco e acreditava que seu nome de batismo era Johan Ek). Ele esqueceu como se fala em inglês e tem poucas lembranças de sua vida pregressa. Por essa razão, decidiu voltar à Suécia, onde morou nos anos 80 e 90, para tentar reencontrar seu passado. Boatwright relatou os momentos de pânico por que passou ao recobrar a consciência. “(No hospital) eu tremia como se eu tivesse epilepsia. Nunca tive isso, mas estava tremendo muito. Não sabia onde estava nem quem eu era. Então, de repente, uma enfermeira veio me perguntar: Quem é você? Quem é você? E daí eu respondi: O que você está falando? Não consigo entender nada”. “No dia seguinte, eles me mostraram a minha identidade. Eu não reconhecia o homem cuja foto estava ali. Então eu olhei no espelho e comecei a chorar. Eu não me reconheci. Esse não sou eu”. Os médicos acreditam que o estado do americano pode ter sido desencadeado por traumas físicos ou emocionais. Mas Boatwright ainda não tem ideia de onde veio o problema. Ele diz que se sente aliviado por estar na Suécia e quer recordar lembranças boas e ruins à medida que sua memória voltar.

download

E você? Acha que será possível no futuro aprender uma língua de uma outra forma, que não seja com esforço?

Comentários sobre Seria possível acordar falando uma língua diferente?